Em Roma, padre Cristiano Santos defende tese de Doutorado, com êxito



O arcebispo metropolitano, dom João José Costa, expressa efusivas felicitações ao padre Cristiano Santos Silva, presbítero da Arquidiocese de Aracaju, pela exitosa defesa de tese de Doutorado em Filosofia, nesta segunda-feira (21), pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. A tese tem como tema “Ontologia e esperança: um itinerário de Gabriel Marcel a Paul Ricoer”.


Segundo o padre Cristiano, "a tese se ocupa em verificar se a esperança é possível numa vontade que se auto declara soberana, como também procura demonstrar como a ontologia de Paul Ricoeur, onde o homem é visto como um ser capaz de falar, de agir e de narrar, pode ajudar no fortalecimento da esperança. Por fim, a tese oferece uma contribuição à comunidade filosófica, traduzindo dois textos inéditos do francês para o Italiano, do filósofo Paul Ricoeur: Agir, dit-il et Pour une éthique du compromis".


O padre Cristiano está em Roma há quatro anos e dez meses, e exerce o seu ministério na paróquia Santíssima Anunciata, localizada a oito quilômetros do Vaticano. Em sua sólida formação acadêmica também consta um Mestrado em Filosofia, pela Universidade Antonianum, instituição mantida por franciscanos da Ordem dos Frades Menores. O seu retorno a Sergipe está previsto para o dia 8 de agosto.