Estância-SE acolhe com júbilo o seu quinto bispo, dom Genivaldo Garcia

A solene celebração de posse canônica de dom José Genivaldo Garcia, como bispo diocesano de Estância-SE, sábado, 25, foi um dos momentos mais memoráveis vivenciados pela igreja de Sergipe. Concelebrada por bispos e dezenas de presbíteros das três dioceses da Província Eclesiástica de Aracaju, a cerimônia ocorreu na catedral diocesana Nossa Senhora de Guadalupe.
Religiosos, religiosos, seminaristas, diáconos, além de diversas autoridades e milhares de fiéis, cheios de alegria, confiança e esperança, deram boas vindas ao novo pastor, expressando o desejo de que o seu ministério seja fecundo e produtivo para a edificação do reino de Deus, sob o patrocínio de Nossa Senhora de Guadalupe.
Procedente do clero da Arquidiocese de Aracaju, dom Genivaldo foi eleito bispo pelo papa Francisco, em 30 de novembro de 2022. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 11 de fevereiro deste ano.
Como quinto bispo de Estância, ele ocupa uma cátedra por onde passaram dom José Bezerra Coutinho (1961-1985), dom Hildebrando Mendes da Costa (1986-2003), dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida (2003-2013) e dom Giovanni Crippa (2014-2021).
“Peço ao Espírito Santo, que me ungiu e hoje me envia; ao Nosso Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor, e a Nossa Senhora de Guadalupe, excelsa padroeira de Estância, as graças necessárias para exercer plenamente o meu ministério episcopal. Que eu seja um pastor que acolhe e escuta o clero, os batizados, os indiferentes à fé e, de modo especial, os pobres, que são a face crucificada de Nosso Senhor. Que o Espírito Santo seja sempre a minha luz para que possa caminhar, em meio às vicissitudes deste mundo, na sinodalidade, como Igreja em permanente estado de missão”, assinalou dom Genivaldo, na homilia.
Concelebraram a Santa Missa de posse dom João José Costa (arcebispo metropolitano de Aracaju), dom José Palmeira Lessa (arcebispo emérito), dom Vitor Agnaldo (bispo de Propriá), dom Hildebrando Mendes Costa (bispo emérito de Estância), dom Giovanni Crippa (bispo de Ilhéus-BA), dom Guido Zendron (bispo de Paulo Afonso-BA), dom José Roberto Carvalho (bispo de Caitité-BA), dom Moacir Arantes (bispo de Barreiras-BA), dom Valter Magno (bispo auxiliar de Salvador) e dom Luiz Cappio (bispo de Barra-BA).
A diocese de Estância estava vacante desde agosto de 2021. Até a chegada de dom Genivaldo, a administração diocesana ficou sob os cuidados do padre Humberto da Silva, que foi nomeado vigário geral.
Fotos: Assessoria de Comunicação da Diocese de Estância-SE