top of page

Fé, devoção e gratidão marcam o encerramento da Festa da Desatadora dos Nós no Orlando Dantas

Um espaço propício para amar a Deus, um lugar de paz onde o silêncio de Maria predomina, e vidas têm sido transformadas. Assim é a Capela Desatadora dos Nós, localizada na etapa 6 do conjunto Orlando Dantas. Antes, o local era uma praça abandonada, mas Padre Marcelo, junto com a comunidade, ergueu uma capela. Atualmente, é procurada para realizar os sacramentos do batismo, do matrimônio, e o “cheiro de rosas” predomina neste lugar.



Desde 26 de setembro, fiéis visitam a capela para participar do Novenário, fazer preces, pagar promessas e apreciar uma linda imagem de 1,5m no jardim da capela. Enquanto pedem a intercessão de Nossa Senhora para desatar todos os tipos de nós que a vida ata. Além disso, pedem auxílio para encontrar o melhor caminho e entender qual é o projeto de Deus em suas vidas.


No sábado, 7 de outubro, uma multidão participou do encerramento da Festa da Desatadora dos Nós. A capela recebeu católicos de vários bairros para participarem da Santa Missa, presidida por Padre Marcelo Conceição, que destacou:

“Nossa Senhora é mãe de Deus e nossa. Que esta festa possa nos comunicar que precisamos ser missionários, descobrir vocacionados, pois a vocação de Maria ilumina nossa missão, a vocação de Maria ilumina a minha e a sua condição de cristão, pois ela é quem primeiro adorou e esteve no presépio e no calvário.”


Após a missa, os fiéis seguiram em procissão com cânticos e louvores. E para encerrar as festividades, a comunidade participou da quermesse e de um show de prêmios.




Entenda a história:


Na Alemanha, por volta de 1.700, o pároco da Paróquia São Pedro pediu a um artista que pintasse um quadro de Nossa Senhora. Na imagem, Nossa Senhora segura uma fita grande com nós de um lado; do outro lado, ela já desatou. Esse título é dado a ela por ocasião de uma graça recebida por familiares do padre que resolveu retratar as bênçãos recebidas. O pintor resolveu estabelecer uma linda pintura inspirada na frase de Santo Irineu:

“Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou”.

por Pascom Arquidiocesana, Schirlene Reis.

bottom of page