top of page

Há 110 anos, o Papa São Pio X criava a Diocese de Aracaju

O dia 3 de janeiro de 1910 tem um profundo significado para a caminhada da Igreja Católica, em Sergipe. É a data de criação da Diocese de Aracaju. Isso ocorreu há 110 anos por meio da Bula Divina Disponente Clementi, do Papa São Pio X (Giuseppe Melchiore Satro). Antes, Sergipe era parte integrante da Arquidiocese de Salvador-BA.


O primeiro bispo, dom José Thomaz Gomes da Silva, foi eleito no dia 12 de maio de 1911, também pelo Papa Pio X, e empossado em 4 de dezembro de 1911, mesma data de instalação da diocese. De 3 de janeiro de 1910 a 29 de abril de 1960, a Diocese de Aracaju cobria toda a extensão do território de Sergipe.


A Elevação da Diocese à Dignidade de Arquidiocese ocorreu em 30 de abril de 1960, pela Bula Ecclesiarum Omnium, do Papa São João XXIII. O primeiro arcebispo metropolitano foi dom José Vicente Távora. Pela mesma bula foram criadas as dioceses de Estância e Propriá e a Província Eclesiástica de Aracaju.


Essas informações estão contidas no livro Província Eclesiástica de Aracaju – Evangelizando para vida, publicado pela Maria Eleonôra de Jesus Morais (Irmã Morais), em 2010, para marcar os 100 anos de Diocese e 50 de Arquidiocese.

bottom of page