Há 72 anos, Dom Fernando Gomes assumia pastoreio da Diocese de Aracaju



No dia 15 de maio de 1949, há 72 anos, Dom Fernando Gomes dos Santos tomava posse como segundo bispo diocesano de Aracaju, sucedendo Dom José Thomaz Gomes da Silva (1873-1948). Natural da cidade de Patos, na Paraíba, ele foi elevado à dignidade episcopal com apenas 33 anos de idade, em 1943. Antes de ser nomeado bispo de Aracaju, exerceu seu ministério episcopal em Penedo-AL.


O seu primeiro ato foi convocar o povo de Deus para uma cruzada de orações pela saúde de dom José Thomaz que se encontrava gravemente enfermo. O governo pastoral de Dom Fernando durou oito anos, de 1949 a 1957, ano em que ocorreu sua transferência para a Arquidiocese de Goiânia.


Algumas das grandes marcas do governo pastoral do segundo bispo diocesano: o Encontro Regional dos Bispos do Vale do São Francisco, em agosto de 1952; a fundação do SAME (Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição), em agosto de 1949; a fundação da Faculdade Católica de Filosofia, que foi incorporada à UFS; e a preparação para a criação das dioceses de Estância e Propriá.