• Carlos Barbosa 2255/SE

Infância e Adolescência Missionária celebram 22 anos na Arquidiocese


Uma missa em ação de graças será celebrada neste sábado, dia 4 de julho, às 16h, pelos 22 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária, na Arquidiocese de Aracaju. Sob a presidência do arcebispo metropolitano, dom João José Costa, a sagrada liturgia ocorrerá na Capela de Nossa Senhora da Providência (Rádio Cultura), com transmissão pelas redes sociais da IAM.

A Obra da Infância e Adolescência Missionária marca presença em 19 comunidades paroquiais da nossa Arquidiocese. Ao todo, são 33 grupos e cerca de 60 assessores, que são adultos que ajudam as crianças no trabalho de evangelização. Cada grupo é formado por 12 crianças que, simbolicamente, lembram os Apóstolos, a quem Jesus confiou a missão de evangelizar até os confins do mundo. São crianças e adolescentes até 14 anos de idade, que atuam como fermento missionário na escola, na família e na comunidade. Um dos grandes desafios da IAM é amplificar a sua presença transformadora em nossas paróquias.

Seus grandes objetivos são suscitar o espírito missionário universal entre as crianças; cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida; despertar e fortalecer as vocações missionárias, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem; incentivar pais, educadores, catequistas a promoverem o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais; e cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças necessitadas dos cinco Continentes.

A coordenadora geral, Irmã Cleonice, religiosa do Instituto das Oblatas e Jesus e Maria, recorda que a presença da IAM, na Arquidiocese de Aracaju, é fruto do esforço do padre Raimundo Cruz (In Memoriam). Partiu dele a iniciativa de enviar uma representação da Arquidiocese para um encontro regional da Infância Missionária, em 1998, na cidade de Paulo Afonso-BA, com o objetivo de encontrar as orientações e os meios para a implantação da obra em Aracaju. Nesse mesmo ano, o padre Raimundo, apoiado um pequeno grupo de leigos, promoveu o primeiro encontro estadual da IAM. Sediado na paróquia Sagrado Coração de Jesus (bairro Grageru), de 02 a 04 de julho de 1998, o evento impulsionou o surgimento dos primeiros grupos.

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000