Malhador se prepara para peregrinação e festejos em honra de Santa Dulce

A fervorosa comunidade católica de Malhador-SE, no agreste sergipano, se prepara para vivenciar, em agosto, os festejos em honra de sua copadroeira Santa Dulce dos Pobres. A programação começa no dia 18 e culmina no dia 27, com uma grande peregrinação. O tema da festa deste ano é uma frase atribuída à Santa Dulce: “Tudo se torna mais fácil quando se tem fé”.

Até o dia 26, véspera, haverá novena, às 19h, seguida de Santa Missa, às 19h30.

O ponto de partida da peregrinação será o povoado Candeias (Moita Bonita-SE), com bênção de envio às 7h. A partir das 7h30, os peregrinos seguirão em direção à cidade de Malhador, em um percurso de 7km, conduzindo a imagem da primeira santa do Brasil.

A Missa dos devotos irá ocorrer às 10h, na frente da matriz de São José e Santa Dulce dos Pobres. A programação do dia festivo também consta de procissão, às 16h, seguida de Santa Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.

A primeira edição da peregrinação ocorreu em 2022, um ano após a elevação de Santa Dulce à condição de copadroeira de Malhador.

Primeiro milagre

Malhador é a cidade natal de Cláudia Cristiane Santos Araújo, a mulher que motivou o milagre atribuído à Santa Dulce. O caso foi reconhecido pelo Vaticano em janeiro de 2009. Foi o primeiro milagre de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, o que propiciou sua beatificação.

A paróquia São José e Santa Dulce dos Pobres faz parte do Vicariato São Lucas (Forania Porta do Céu), e está sob os cuidados do padre Adeilson Almeida, pároco.

Confira a programação completa:

18/08 - Sexta -feira

Tema: É preciso que todos tenham fé esperança em um futuro melhor. O essencial é confiar em Deus. O amor constrói e solidifica. (Santa Dulce)

Celebrante: Pe. Jailson Bezerra (Par. S. Rafael Arcanjo)

19/08 - Sábado

Tema: Só com amor, fé e dedicação é possível transformar a realidade em que vivemos (Santa Dulce)

20/08 – Domingo

Tema: Quem tem mãos para servir, não tem tempo para fazer o mal (Santa Dulce)

Celebrante: Pe. Diógenes (P. N.S. do Rosário- Rosário)

21/08 - Segunda-feira

Tema: O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizemos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós (Santa Dulce)

Celebrante: Pe. José Dácio (P. B. J. dos Navegantes B. Atalaia)

22/08 -Terça-feira

Tema: O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode, sim, vencer o egoísmo (Santa Dulce)

Celebrante: Pe. Adam (P. São João Batista- A. Branca)

23/08 - Quarta-feira

Tema: A felicidade está em conseguirmos fazer da nossa vida um ato perene de amor a Deus (Santa Dulce)

Celebrante: Pe. Jadson Ramos (Paroquia N. S do Rosário- Aracaju)

24/08 - Quinta-feira

Tema: As pessoas que espalham amor, não têm tempo nem disposição para jogar pedras (Santa Dulce)

25/08 - Sexta-feira -

16h- Novena dos Estudantes

Tema: Miséria é a falta de amor entre os homens. (Santa Dulce)

19h -Santa Missa

Celebrante: Pe. Fernandes (P. N.S do Carmo- Itabaiana)

26/08 – Sábado

15h – Missa com os enfermos

Tema: Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

19h - Santa Missa

Celebrante: Pe. João Carlos (P. São Miguel – S.M. Aleixo)

18h30 - Procissão dos motoristas e motoqueiros saindo da Capela Senhor do Bomfim, no Pov. Saco Torto.

27/08 - Domingo - Dia Festivo

7h- Concentração e Benção de envio no Povoado Cadeias (Moita Bonita)

7h30 - Translado da Imagem de Santa Dulce dos Pobres até Malhador.

10h – Missa dos devotos (Missa campal na frente da Matriz)

Celebrante: Pe. Josivaldo (Paróquia Jesus Misericordioso- Itabaiana)

16h – Procissão

17h - Missa dos devotos e Bênção do Santíssimo Sacramento.