top of page

Maria, Mãe do povo brasileiro



Lançamento do Cartaz da Festa de Nossa Senhora Aparecida (Farolândia)


Ao contemplar Maria, mãe do povo brasileiro, estamos diante da Rainha do céu e da terra, que cuida dos filhos e filhas com imenso amor. A soberania de Maria não deriva do domínio, mas sim do serviço. No Evangelho, Maria proclama: "Eis aqui a serva do Senhor". Da mesma forma como Jesus declara: "Eu vim para servir" (Lucas 1,38; Marcos 10,45; João 13,5).


As ações de Deus são marcadas pelo serviço. Na última ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos. Em cada Eucaristia, Jesus lava e purifica a nossa vida. A existência de Maria é relida à luz do serviço ao Deus da Vida. Servindo a Jesus, Maria se dedica aos corações que buscam o seu Filho amado. Maria continua em busca de corações para curá-los com o óleo do perdão de Jesus.


Maria, mãe e pastora, é a mulher revestida de sol, com a lua sob seus pés, e com uma coroa de 12 estrelas. Esta é a imagem do livro do Apocalipse que faz o coração meditar os mistérios de Deus. As estrelas ao redor da coroa de Maria remetem aos 12 apóstolos que seguiram Jesus, lançando as sementes da Palavra e recebendo o Espírito Santo em Pentecostes. (Ap. 12,1)

Não há apostolado frutífero sem a presença de Maria. Não é possível ser apóstolo, sem recorrer ao apostolado de Maria e de José, uma vez que foram os primeiros apóstolos de Jesus.


O sol e a lua em volta de Maria significam a nova criação instaurada por Jesus, que se expande quando acolhemos a Palavra que restaura. Maria, mãe e rainha deve ser conhecida e amada por todos os povos.


Na diversidade da formação étnica e cultural, o povo brasileiro está seguro sob o manto de Maria, mãe de Jesus, o Rei da Vida. Os índios, europeus, africanos e todos os povos que chegaram ao Brasil nas rotas migratórias, fazem um caminho permanente de conversão à luz do evangelho de Jesus, capaz de inspirar leis, relações pessoais e comerciais, tornando-as humanas e inclusivas.


Sendo assim, as pessoas poderão usufruir da riqueza social e econômica do país, da fecundidade da terra e da abundância da graça divina, representada nas 7 árvores que aludem aos 7 sacramentos, canais eficazes das bênçãos de Deus sobre os corações sedentos de justiça, de paz e igualdade. Com Maria, mãe do povo brasileiro, rezemos: Eis a terra da fraternidade.

Pe. João Claudio é pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Bairro Farolândia, Aracaju)

bottom of page