Matrículas abertas para a primeira Escola Arquidiocesana de Comunicação da Pascom

A abertura oficial da escola está prevista para o dia 5 de março. As matrículas podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro. O curso é estruturado com nove módulos, com aulas presenciais em Aracaju. O primeiro deles trata dos Fundamentos Básicos da Pastoral da Comunicação.
Para o coordenador da Pascom Arquidiocesana, padre Marcelo Conceição, a Escola Nacional de Comunicação é uma oportunidade de formação conjunta que a Pascom e a Rede Cultura de Comunicação proporcionam aos agentes de pastoral dos quatro cantos de nosso Estado.
“Com aulas presenciais, uma vez por mês durante 9 módulos, conseguiremos juntos aprimorar nosso conhecimento a fim de que nos comuniquemos cada vez mais com convicção e com o coração, como nos pede o Papa Francisco!”
Como surgiu a Escola Nacional de Comunicação?
A vice-coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Layla Kamila, recorda que a Escola de Comunicação é um dos primeiros anseios da coordenação da Pascom.
“Em meados de maio de 2021, quando realizamos uma caravana formativa percorrendo cada canto do nosso estado (entre os vicariatos), já sabíamos da necessidade de um espaço de formação comum para os nossos agentes. Inspirados por experiências exitosas a nível nacional, começamos a partilhar, planejar e a sonhar”
A Escola quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação para que sejam, em suas realidades eclesiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).
Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a ampliação do uso de novas mídias e as urgências da ação evangelizadora provocaram o reconhecimento e o fortalecimento dos trabalhos da Pastoral da Comunicação nas mais diversas instâncias eclesiais, oportunizando a chegada de novos agentes, muitos sem a adequada formação técnica ou pastoral. É neste contexto que nasce a Escola Arquidiocesana de Comunicação, como resposta aos anseios do tempo presente. Ela é mais um espaço para qualificar leigos e leigas para o pleno exercício do sacerdócio batismal, radicados em comunidades eclesiais missionárias, comprometidos com o Evangelho. Para o Papa Francisco, “toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne” (cf. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, 165)
Quem pode fazer o Curso?
O curso Fundamentos da Pastoral da Comunicação, da Escola Arquidiocesana de Comunicação, é destinado aos agentes da Pastoral da Comunicação, profissionais que atuam na comunicação eclesial, bem como dos agentes de outras pastorais que desejam aprimorar o conhecimento de comunicação para a evangelização.
Qual a duração e como será organizado?
A escola está dividida em 9 módulos, com aulas presenciais em Aracaju, com início às 08h e término às 12h.
Quando acontecerão as aulas?
As aulas serão ministradas mensalmente, aos domingos, conforme o cronograma abaixo:
Março | 05.03.2023 - Domingo (08h às 12h)
Abril | 16.04.2023 - Domingo (08h às 12h)
Maio | 07.05.2023 - Domingo (08h às 12h)
Junho | 04.06.2023 - Domingo (08h às 12h)
Julho | 02.07.2023 - Domingo (08h às 12h)
Agosto | 06.08.2023 - Domingo (08h às 12h)
Setembro | 03.09.2023 - Domingo (08h às 12h)
Outubro | 01.10.2023 - Domingo (08h às 12h)
Novembro | 03.11.2023 - Domingo (08h às 12h)
Quem são os professores?
O corpo docente da Escola Arquidiocesana de Comunicação é composto por pessoas que possuem conhecimento técnico e vivência de fé, tornando-se um diferencial para a formação dos agentes da Pastoral da Comunicação. Estão confirmados professores a nível nacional e arquidiocesano.
Quanto custa?
Para cobrir os custos da Escola, será cobrada uma taxa única. O valor do investimento é R$ 30,00 para pagamento à vista, via pix (contatopascomaracaju@gmail.com).
Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado pastoral digital de participação, emitido pela PASCOM.
Inscreva-se já!
- link: https://forms.gle/kJUq7JhRK6TsP1US6

Por Layla Camila, vice-presidente da Pascom Arquidiocesana