• Carlos Barbosa 2255/SE

Medidas emergenciais diante dos efeitos da pandemia em nossas paróquias



Algumas medidas emergenciais estão sendo tomadas pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, considerando o grande impacto provocado pela pandemia do COVID-19 na manutenção das paróquias da Arquidiocese. Elas foram definidas durante reunião, na manhã desta sexta-feira (27), na Cúria Metropolitana, com o Vigário Geral, o Chanceler do Arcebispado, os Vigários Episcopais, o Administrador da Cúria Metropolitana e o representante para o Fundo de Manutenção do Clero. Ao todo são três medidas, inseridas em um Comunicado ao Clero.

Leia o documento, na íntegra:

COMUNICADO

Estando reunidos comigo, nesta manhã, na Cúria Metropolitana, o Vigário Geral, o Chanceler do Arcebispado, os Vigários Episcopais, o Administrador da Cúria Metropolitana e o Representante para o Fundo de Manutenção do Clero, haja vista a grave pandemia COVID-19 e seus efeitos também financeiros nas paróquias, foi decidido:

  1. As côngruas de todos os sacerdotes e dos bispos ficarão reduzidas pela metade (50% do valor total) até que disponhamos o contrário;

  2. Referentes aos meses de março e abril do corrente ano, as paróquias estão dispensadas do repasse à Cúria Metropolitana (a saber: do valor dos 10% de todas as receitas), o que não as exime da devida prestação de contas e da apresentação da documentação necessária (comprovantes fiscais e extratos bancários) feitas em tempo hábil (até o dia dez dos meses subsequentes às suas competências);

  3. No intento de socorrermos os pastores de almas que recebem as suas côngruas pelo Fundo de Manutenção do Clero, todas as paróquias deverão realizar o devido repasse ao sobrecitado Fundo (a saber: 5% de todas as suas receitas) até o dia 10 dos meses subsequentes às suas competências.

Manifestando a minha diligência e proximidade junto àqueles que muito se doam na administração dos bens temporais da Santa Igreja de Cristo, abençoo.

Dado na Cúria Metropolitana de Aracaju, aos 27 de março de 2020.

Dom João José Costa, O.Carm.

Arcebispo Metropolitano de Aracaju

Padre Roberto Benvindo dos Santos

Chanceler do Arcebispado

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000