Mensagem do Papa Francisco aos brasileiros: fortalecer o valor da vida

Nesta quarta-feira, 26, o papa Francisco divulgou mensagem por ocasião da Campanha da Fraternidade 2020. No texto, o pontífice diz se alegrar com a realização, no período quaresmal, da Campanha da Fraternidade, anunciando a importância de não separar a conversão dos serviços aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados. Neste ano, Francisco afirma que o tema trata justamente do valor da vida e da nossa responsabilidade de cuidá-la em todas as suas instâncias, pois de acordo com ele, “a vida é dom e compromisso; é presente amoroso de Deus que devemos cuidar cuidadosamente”.

Na mensagem, Francisco também afirma que a superação da globalização da indiferença só será possível se nos dispusermos a imitar o Bom Samaritano. O Pontífice chama atenção para o fato de a Parábola que tanto nos inspira a viver melhor o tempo quaresmal nos indica três atitudes fundamentais: ver, sentir compaixão e cuidar. “A semelhança de Deus, que ouve o pedido de socorro dos que sofrem  (cf. Sl 34,7), devemos abrir nosso corações e nossas mentes para deixar ressoar em nós o clamor dos irmãos e irmãs necessitados de serem nutridos, vestidos, alojados, visitados (cF.Mt 25, 34-40).

Ainda sobre a Quaresma, o Papa Francisco afirma ser um tempo propício para que, atentos à Palavra de Deus que nos chama à conversão, fortaleçamos em nós a compaixão, nos deixemos interpelar pela dor de quem sofre e não encontra quem o ajude. “É um tempo em que a compaixão se concretiza na solidariedade, no cuidado”.

Confira a mensagem na íntegra.