top of page

Missa de dedicação da Igreja e do altar da paróquia Jesus Ressuscitado



A partir de agora, o dia 11 de novembro passa a ser uma data especial para a paróquia Jesus Ressuscitado (Bairro Jardins), devendo ser relembrada e celebrada anualmente no grau de solenidade. Sábado, 11, memória São Martinho de Tours, foi a ocasião escolhida para a Santa Missa de Dedicação da Igreja e do altar dessa comunidade paroquial. Muito rica em símbolos e gestos litúrgicos, a cerimônia foi presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju, Dom Vítor Agnaldo Menezes.



Concelebraram, além do padre Genário de Oliveira Júnior (pároco e vigário geral), o padre José Jeandeson (vigário paroquial), padre Marcos Rogério (vigário episcopal e pároco da paróquia Santo Antônio e Almas), padre Everson Fontes (pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus e Chanceler do Arcebispado), padre Horácio Fraga (pároco da paróquia Sagrada Família, bairro Dom Luciano), padre Fábio Negromonte (pároco da paróquia Imaculada Conceição e São Lucas, Itabaiana-SE), e padre Flávio Negromonte (vigário da paróquia Imaculada Conceição e São Lucas).



Durante o rito de dedicação, após a liturgia da Palavra e a invocação da Ladainha de Todos os Santos, foram depositadas no altar as relíquias de São Pio X, copadroeiro da Arquidiocese de Aracaju.


Na homilia, dom Vítor, assinalou que a Santa Missa de dedicação “recapitula e exprime os vários momentos da presença de Deus, desde o éden à terra prometida, da tenda no deserto ao templo de Jerusalém, da humanidade de Cristo a cada um de seus membros”.


O bispo também observou que “sem a compreensão de que o templo de Deus somos nós, cada um de nós, e que devemos ser membros ativos na edificação do verdadeiro templo que é Cristo, nos corações dos homens, a nossa celebração fica empobrecida e sem muito sentido”.


Ainda sobre o profundo significado da celebração de sábado, dom Vítor recordou “que é do corpo ressuscitado do Senhor, verdadeiro templo, que brota a Igreja e toda a graça Divina que, como um rio, irriga as nossas almas”. E acrescentou: “ Por tudo isso, consagramos , veneramos e respeitamos os nossos templos: eles são imagem do próprio corpo ressuscitado de Cristo, fonte do Espírito e lugar de encontrou com o Pai”.



O padre Genário enfatizou que a dedicação da Igreja e do altar foi um desejo que ele vinha acalentando desde que assumiu o pastoreio dessa paróquia, em janeiro de 2018, e materializado com o expressivo apoio da comunidade paroquial.


O projeto do novo altar foi concebido pelo padre José Horácio Fraga e executado pela Engedecor Engenharia.




bottom of page