O traço de fé em cada rosto demonstra o valor religioso da peregrinação do Senhor dos Passos



A Romaria do Senhor dos Passos em São Cristóvão a cada ano vem envolvendo outras comunidades e mexendo com o sentimento religioso de toda o estado de Sergipe e além fronteira, com traços marcantes da devoção do povo que, tradicionalmente, uma boa parte dos devotos veste roxo para externar o compromisso de pagar promessa ou de pedir uma graça para si ou para alguém da família.

Assim, o peregrino William Gomes, natural de Aracaju, atualmente residindo na cidade de Nossa Senhora das Dores, ao lado da esposa e sogra, participou para agradecer pela recuperação de sua saúde. “Vim agradecer ao Senhor dos passos por um motivo de saúde que tenho e ainda estou fazendo tratamento, mas que já alcancei melhora e prometi para o Senhor dos Passos que traria uma réplica de uma cabeça com símbolo da minha recuperação”, destaca William.


A peregrinação deste ano não foi diferente, desde a sexta-feira, 6 de março, teve início a romaria com uma grande caminhada da Igreja de São Judas Tadeu, no bairro América, em Aracaju. Neste domingo, 8, teve o ponto ápice da peregrinação com a procissão do encontro entre as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, quando uma multidão lotava a praça São Francisco, para ouvir as palavras do Padre Valtewan Cruz e sentir esse momento marcante de Nossa Senhora quando encontrou com seu filho carregando o madeiro da cruz.


“Esta peregrinação serve para unir a nossa cruz a cruz de C risto, a nossa dor a dor de Maria, a nossa vida a vida deles. Jesus assumiu a natureza humana para que a gente aprendendo com a humanidade Dele um dia voltássemos ao divino”, ressaltou padre Valtewan.


O Arcebispo Dom João Costa esteve no sábado à noite presidindo uma das várias celebrações que ocorreram nos três dias de festa. A peregrinação lotou as ruas da quarta cidade mais antiga do Brasil e terminou com a confirmação de que a próxima será ainda melhor.


A Rádio Cultura de Sergipe com sua equipe de locutores e técnicos fez a transmissão, ao vivo, da romaria durante todo o dia do domingo.



Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000