Os frutos da Assembleia Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do NE3



A Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3 da CNBB (BA/SE) faz uma avaliação muito positiva da Assembleia Regional realizada de 12 a 15 deste mês, no Centro de Formação Dom Itamar Vian, em Feira de Santana-BA. Com a participação de representantes de 22 dioceses, o evento foi orientado pelo tema geral "Ministério de Catequista – Sentido e significados da Iniciação à Vida Cristã numa Igreja Sinodal". Por causa da pandemia, não houve assembleias nos últimos dois anos.


Memória da Caminhada Catequética


Em uma exposição sobre a “Memória da Caminhada Catequética no Regional, entre 2019 e 2021”, a coordenadora da Sub-região 1, Cristiane Nogueira (Diocese de Amargosa), constatou que durante o período pandêmico a catequese se manteve viva e atuante. Isso, segundo ela, também ocorreu tanto em nível mundial, com o lançamento de vários documentos, dentre eles o Diretório para a Catequese e o Motu Próprio Antiquum Ministerium, do Papa Francisco, quanto em nível nacional, através dos momentos formativos (via online). Nesse período, a CNBB fez o lançamento dos Critérios e Itinerários para a instituição do Ministério de Catequista.


Cristiane Nogueira também fez memória das excelentes iniciativas do Regional, especialmente com o Projeto Catecoando: tempo de formação, no canal da Dimensão Bíblico-Catequética no youtube. “Nas Arqui (Dioceses) foram diversos momentos formativos e reuniões on-line, e, quando foi possível, de forma presencial”, assinalou.


Sínodo: comunhão, participação e missão


O Sínodo convocado pelo Papa Francisco também foi amplamente refletido na Assembleia da DBC. A Irmã Elizabete Ana Rodrigues, coordenadora do Sínodo na Diocese de Feira de Santana-BA, aprofundou sobre o tema: Sínodo: comunhão, participação e missão. Em outro momento, o diácono transitório Adeilton Silva Costa, da Diocese de Irecê-BA, refletiu sobre o tema “Catequese à serviço da IVC em uma Igreja Sinodal”.


Ministério do Catequista


O evento também reservou um momento especial para uma abordagem sobre o "Ministério de Catequista", instituído pelo Papa Francisco em 2021, e sobre o documento que trata dos critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequista, lançado pela CNBB no final de 2021. Esses assuntos foram apresentados por Alexsandro, da Paulinas Editora (Salvador), e aprofundados pelos coordenadores diocesanos, divididos por grupos de sub-regiões.


DBC do Regional tem nova coordenação


A partir de agora, a Coordenação da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional NE3 da CNBB estará sob os cuidados do catequista Flávio Souza dos Santos (Diocese de Eunápolis), no quadriênio 2022-2026. Com a concordância de Dom Guido, bispo referencial, Flávio substitui Terezinha dos Santos Rezende Barbosa (Arquidiocese de Aracaju), que deixou a Coordenação por motivos pessoais e familiares. O grande contributo de Terezinha para o fortalecimento da caminhada da DBC foi enaltecido pelos participantes do evento.


Encaminhamentos para o IV Nordestão de Catequese


A assembleia foi ainda ocasião especial para uma apresentação de informes e encaminhamentos para o IV Nordestão de Catequese, que será sediado em Teresina-PI, em junho de 2023.


Fotos: Dimensão Bíblico-Catequética