Pão, palavra, caridade e missão são os pilares da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral


Mais de quatrocentas pessoas participaram da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral da Arquidiocese de Aracaju, realizada nos dias de ontem, 8/11, e hoje, 9/11, no Seminário Maior, na capital dos sergipanos, com a participação do Padre Marcus Barbosa, que é secretário adjunto de pastoral e também assessor da comissão para o ecumenismo da CNBB, que conduziu a reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil, bem como deu as devidas orientações para a atualização do Plano de Pastoral da Igreja de Aracaju.


A Arquidiocese de Aracaju trouxe para a centralizada da assembleia quatro pilares: Pão que tem a ver com a iniciação a vida cristã e animação bíblica, a Palavra que vem dar um destaque a liturgia e a espiritualidade, a Caridade, que busca evidenciar a ação no serviço a vida plena e o quarto pilar, a Missão, que tem o sentido de reforçar o estado permanente da missão.


Para o arcebispo dom João Costa, o momento da assembleia foi de revigorar e avaliar, preparando os caminhos para a construção do novo plano pastoral. “ Nossa assembleia fez um momento de avaliação dos últimos quatro anos do nosso Plano Arquidiocesano de Pastoral, com o envolvimento de todas as paróquias, pastorais e movimentos, para que cada um pudesse dar a sua contribuição, avaliando o caminho feito até aqui e já planejando, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para no próximo ano aprovarmos o novo Plano Arquidiocesano de Pastoral, norteador para os próximos quatro anos”, reforçou dom João.


O assessor da CNBB, afirmou sair daqui confortado pelo ardor que percebeu em todos que participaram da assembleia e reforçou que o trabalho deve ser continuo para lograr êxito. “A partir desta assembleia, todos devem continuar aprimorando os estudos, aplicando de forma prática o que foi definido por todos, com calma, dando os passos que forem possíveis, sem se precipitar. A arquidiocese está em um caminho ótimo, por todo um trabalho feito anteriormente e o que está sendo feito agora”, asseverou Pe. Marcus.

A Assembleia foi encerrada com a benção de envio presidida pelo arcebispo Dom João Costa.



Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000