Padre Adeilson Carlos assume forania Rainha dos Apóstolos



O padre Adeilson Carlos Santana Santos, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Socorro-SE), foi nomeado pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, como novo vigário forâneo da Forania Rainha dos Apóstolos. A confirmação dessa nomeação ocorreu durante encontro do arcebispo com os padres que atuam na forania, na manhã desta terça-feira (24). Esse ofício vinha sendo exercido pelo padre Adeilson Almeida, que foi transferido para a paróquia São José, em Malhador-SE.


Forania reúne seis comunidades paroquiais


A forania Rainha dos Apóstolos faz parte do território do Vicariato São Marcos, e reúne seis paróquias do município de Nossa Senhora do Socorro-SE: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (cidade de Socorro), Sagrada Família (Conjunto Fernando Collor), Nossa Senhora da Conceição (Taiçoca de Fora), Menino Jesus (Parque dos Faróis), Nossa Senhora Rosa Mística (Conjunto Jardim) e São Marcos Evangelista (Conjunto Marcos Freire I).


As foranias foram criadas logo no início do governo pastoral de dom João com o objetivo principal de promover uma maior cooperação entre as comunidades paroquiais. A Arquidiocese de Aracaju possui 18 foranias, distribuídas em quatro vicariatos.


Missão do vigário forâneo


O vigário forâneo é o presbítero colocado à frente da forania, devendo ser um dos colaboradores mais próximos do Arcebispo. Sua função, que é principalmente pastoral, sem perder também o caráter jurídico-administrativo, consiste na animação do presbitério local e na promoção e coordenação das atividades pastorais comuns no âmbito da forania.