Padre Alberto Barros assume paróquia da Barra dos Coqueiros nesta sexta, 28



O principal compromisso do arcebispo metropolitano, dom João José Costa, nesta sexta-feira (28), é presidir a solene celebração de posse do novo pároco da paróquia Santa Luzia e São Benedito, na Barra dos Coqueiros-SE, o padre Carlos Alberto Barros Santos. Um momento especial para uma grande comunidade que nos últimos seis anos foi pastoreada pelo padre Fabiano Epifânio Santos, transferido para a paróquia São José e Santa Teresa de Calcutá, no Loteamento Marivan, em Aracaju.


Fecundo pastoreio no Conjunto Fernando Collor


Além de uma renovada disposição para servir à Igreja, o padre Alberto leva consigo uma

experiência de quase oito anos como administrador da paróquia Sagrada Família, no Conjunto Fernando Collor (Socorro-SE). Foi a primeira paróquia que assumiu logo após sua ordenação presbiteral em 30 setembro de 2014. As incontáveis iniciativas, nas dimensões pastoral e física, produziram expressivos benefícios para a porção do povo de Deus que a Arquidiocese colocou sob os seus cuidados.


Estímulos para um maior comprometimento


O fortalecimento da Pastoral do Dízimo e outras ações no padre Alberto no sentido de estimular um maior comprometimento da comunidade foram fundamentais na viabilização das melhorias exigidas pela paróquia. A contribuição dos paroquianos permitiu, por exemplo, a reforma de boa parte da igreja matriz e da capela dedicada a São Francisco de Assis, e a construção do rincão e da capela dedicada à Mãe Rainha.


Ações com grande proveito espiritual


A fecunda passagem do padre Carlos Alberto pelo Conjunto Fernando Collor também produziu frutos abundantes na vida espiritual da comunidade. Em vista desse crescimento, ele priorizou a realização de encontros formativos, retiros espirituais, escola da fé e outras ações que contemplaram todos os grupos, movimentos e outras expressões eclesiais. As crianças e a juventude também foram favorecidas com o incremento da catequese em preparação para o Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, e ainda com a promoção de missas especiais e vários encontros de formação.


O padre Alberto enfatiza que também foram de grande proveito espiritual a implantação das Equipes de Nossa Senhora, e o apoio oferecido a grupos como Pastoral Familiar, Pastoral da Pessoa Idosa, Apostolado da Oração e Legião de Maria.