top of page

Padre Juarez dos Santos Lima - Conhecendo o nosso clero



A Arquidiocese de Aracaju contempla, com um profundo sentimento de gratidão ao Senhor da messe, o fecundo ministério do padre Juarez dos Santos Lima, capelão da Polícia Militar do Estado de Sergipe (Major Capl), e responsável pela Capela São Sebastião, sede da Capelania Militar São Paulo Apóstolo (Conjunto Tiradentes).


Além das atribuições de capelão militar, o padre Juarez exerce, desde setembro de 2022, o ofício de Defensor do Vínculo e ainda Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aracaju.


No dia 8 de dezembro de 2022, ele celebrou 31 anos de Ordenação Presbiteral. Foi ordenado por dom Luciano José Cabral Duarte, segundo arcebispo metropolitano, numa época de poucas vocações sacerdotais. Logo nas primícias do seu ministério recebeu a missão de pastorear, durante seis anos, as comunidades paroquiais de Divina Pastora-SE, Santa Rosa de Lima-SE e Siriri-SE.


No período em que esteve no interior do Estado, o padre Juarez também assumiu a coordenação de Catequese da região do Cotinguiba, da Arquidiocese e da Província Eclesiástica de Aracaju.


O sacerdote se tornou Capelão da Polícia Militar de Sergipe em 1997, mediante concurso público.


A longa e edificante trajetória sacerdotal do padre Juarez também registra sua passagem pela paróquia Santa Luzia e São Benedito (Barra dos Coqueiros-SE), onde foi pároco por sete anos.


Entre 2004 e 2006 fez mestrado em Direito Canônico, pelo Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Assim que retornou a Arquidiocese de Aracaju, foi nomeado professor de Direito Canônico do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.


Em 2007, recebeu a provisão de pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Farolândia), onde permaneceu por 10 anos.


A transferência para a Capela São Sebastião, em 2017, coincidiu com a celebração dos seus 25 anos de Ordenação Presbiteral.

bottom of page