top of page

Padre Manoel Barbosa assume paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Farolândia



Precisamente no dia em que celebra 29 anos de Ordenação Presbiteral, neste 4º Domingo do Tempo Comum, 29, o padre Manoel Barbosa Santos abraça a missão de governar uma nova comunidade paroquial da Arquidiocese de Aracaju. Sua posse canônica, como pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Bairro Farolândia), ocorre às 9h, em solene celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa.


Nos últimos seis anos, essa paróquia esteve sob os cuidados do padre João Claudio da Conceição, que foi remanejado para a paróquia Santa Teresinha (Robalo).


O padre Manoel vem de uma fecunda missão como pároco da paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro 13 de Julho (2016-2023).


Natural de Ribeirópolis-SE, ele ingressou na Arquidiocese de Aracaju como religioso da Sociedade das Divinas Vocações, em 1997, ano em que os Padres Vocacionistas assumiram o governo da paróquia Nossa Senhora da Boa hora e São Roque (Campo do Brito-SE). O padre Manoel Barbosa exerceu o ofício de pároco dessa comunidade entre 1998 e 1999.


Em janeiro de 2000, já desvinculado na sua congregação de origem, assumiu o governo pastoral da paróquia Santa Luzia (Bairro Luzia). Também já estiveram sob os seus cuidados a paróquia São José (Bairro São José) e a paróquia Nossa Senhora da Conceição/Catedral.


Em seu frutuoso ministério, o padre Manoel Barbosa deu expressiva contribuição à Igreja particular de Aracaju ainda como Vigário Episcopal do Vicariato São Mateus e Vigário Geral da Arquidiocese.


Desde janeiro de 2022 exerce a função de Assessor Eclesiástico para as Pastorais Sociais.

Há vários anos, o sacerdote apresenta o “Hora Católica”, programa dominical da Cultura FM 107,5, excepcional trabalho de evangelização que, ao longo de quatro décadas também foi apresentado por dom Luciano Duarte, dom Henrique Soares e o monsenhor Genivaldo Garcia.

bottom of page