Padre Rubem Gomes assume paróquia São José, em Pinhão-SE, neste sábado



O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, empossa, neste sábado, às 19h, em solene celebração eucarística, o padre Rubem Gomes Barbosa, como novo pároco da paróquia São José, em Pinhão-SE. Nos últimos sete anos, essa comunidade teve como pastor e guia o padre Alex Sandro das Chagas, que foi transferido para uma paróquia, também dedicada a São José, no Conjunto João Alves (Socorro-SE).


Pernambucano de Bom Conselho-PE, o padre Rubem traz em seu itinerário sacerdotal uma experiência de 12 anos como ministro ordenado. Antes de ser admitido na Arquidiocese de Aracaju, em 2005, foi religioso capuchinho durante nove anos. Logo após sua ordenação presbiteral, em 2009, acolheu o convite para uma missão da diocese de Senhor do Bomfim, na Bahia.


A primeira comunidade que assumiu como pároco, em Aracaju, foi a paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Alto da Jaqueira. Os sete anos de pastoreio (2014-2022) foram marcados por várias ações que produziram excelentes resultados para a caminhada espiritual dos paroquianos. Sua atuação prioritária foi no sentido estruturação da chamada pastoral de conjunto, um esforço de integração e articulação de metas e princípios na ação evangelizadora.


A criação e o fortalecimento das pastorais, a implementação de programas sociais e as melhorias na estrutura da matriz paroquial também são frutos da passagem do padre Rubem por essa comunidade.


Nos últimos cinco anos, o novo pároco da paróquia São José também exerceu o ofício de vigário forâneo da Forania Rainha dos Profetas e de capelão da Laclise.