• Carlos Barbosa 2255/SE

Padres Fagner e João Carlos, novos presbíteros para servir o Povo de Deus



Em um clima de emoção e gratidão a Deus, as palavras do Rito de Ordenação Sacerdotal, pronunciadas pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, ressoaram na matriz do Senhor dos Passos, em Maruim-SE, na noite desta sexta-feira, 14 de fevereiro: “Nós vos pedimos, Pai Todo-Poderoso, constituí estes vossos servos na dignidade de Presbíteros”. Essa graça especial acaba de ser alcançada por João Carlos dos Santos Santana e Johannes Fagner Sousa Santos, os mais novos sacerdotes da nossa Arquidiocese.


A Santa Missa foi concelebrada por expressivo número de sacerdotes, e também enriquecida com a presença de paroquianos, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, além de familiares dos neossacerdotes.


“Aproximem de todos, especialmente dos mais simples, levando o Evangelho às periferias existenciais e geográficas”, disse dom João Costa, na homilia, exortando aos ordenandos. Para o arcebispo, “na Igreja todo cargo é serviço de amor, porque Jesus nosso Senhor veio para servir a todos, preferencialmente os pobres: deles é o Reino dos céus”. O metropolitano também discorreu, a partir dos textos de Isaías 61, 1-3 e Mateus 5, 13-16, acerca dos frutos próprios daqueles que são sal da terra e luz do mundo, a exemplo de Jesus Cristo, Bom Pastor.


Os padres Johannes Fagner e João Carlos construíram sua trajetória de formação para o ministério sacerdotal em nossa Arquidiocese, mais precisamente nos seminários Sagrado Coração de Jesus (Menor) e Nossa Senhora da Conceição, a partir de 2011. Eles foram ordenados diáconos transitórios no dia 6 de novembro de 2019, também em Maruim, cidade natal de ambos, e onde floresceu a vocação para o sacerdócio.


O lema sacerdotal do padre Fagner foi extraído do Evangelho segundo João 8, 12: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Ele celebra sua primeira missa neste domingo (16), às 8h, na paróquia Senhor dos Passos. Nos próximos dias, ele será apresentado como vigário da paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Itabaiana-SE, e vice-reitor do Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus.


O padre João Carlos extraiu desse mesmo Evangelho o seu lema sacerdotal: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o extremo” (João 13, 1). Sua primeira missa será celebrada neste domingo (16), às 19h, também na paróquia Senhor dos Passos. Está confirmada para terça-feira (18), às 19h30, a Santa Missa durante a qual será empossada como administrador da paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Aleixo-SE.


Fotos: Weslem Rosa Santos Santana


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000