Padres Rogério e José Luiz assumem paróquia do Augusto Franco, nesta quinta



A partir desta quinta-feira (3), a paróquia São José de Anchieta, no Conjunto Augusto Franco, passa a contar com a contribuição de dois dos mais experientes sacerdotes da Arquidiocese de Aracaju: o padre Rogério de Jesus Santana, como pároco, e o padre José Luiz da Silva Filho, como vigário paroquial. A posse canônica, às 19h, será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa. Um convite especial é dirigido a todos os paroquianos.


Nos últimos seis anos essa comunidade esteve sob os cuidados do padre Cássio Santos Souza, que foi transferido para a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ponto Novo.


Pastoreio com grandes frutos


Com 14 anos de Ordenação Presbiteral, celebrados em dezembro de 2021, o padre Rogério vem de uma bem sucedida experiência na paróquia São José (Praça Tobias Barreto), onde foi pároco nos últimos seis anos. O povo de Deus haverá de conservar no coração um profundo sentimento de gratidão pelos frutos de um pastoreio que contemplou as necessidades da paróquia, tanto no campo pastoral como na estrutura física.


Promoção de "uma Igreja em saída"


Os excelentes resultados das ações evangelizadoras da paróquia São José foram frutos, principalmente, dos esforços do padre Rogério no sentido de uma maior sintonia entre os grupos, pastorais e movimentos que atuam na comunidade, e de um maior comprometimento de cada um deles. Isso foi determinante para a materialização da proposta do Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, para “uma Igreja em saída”.


Importantes obras


O governo pastoral do padre Rogério também foi fecundo em obras físicas, com expressivos benefícios para a comunidade: a construção de uma nova sacristia; a ampla reforma no salão paroquial, no auditório e na casa paroquial; a pintura e conservação da fachada da matriz, e a implantação da energia solar foltovoltaica, entre muitas outras iniciativas.


Fecunda experiência no conjunto João Alves


O padre José Luiz da Silva Filho assume oficialmente essa nova missão exatamente no dia em

que comemora seu aniversário natalício. Como o padre Rogério, ele também leva para o Augusto Franco uma fecunda experiência de 14 anos como ministro ordenado. Nos últimos seis anos exerceu o ofício de pároco da paróquia São José, no Conjunto Alves (Socorro-SE). Enquanto esteve nessa comunidade, também contribuiu com a Arquidiocese como vigário forâneo da Forania Rainha de Todos os Santos.


Formação e crescimento espiritual da comunidade


O governo pastoral do padre José Luiz, conforme relato de paroquianos, foi amplamente exitoso para a comunidade. Pastoreando lado a lado com as diversas expressões eclesiais; priorizando a formação, o crescimento espiritual e a motivação do povo de Deus, ele conseguiu suprir grandes necessidades da paróquia. Todos os esforços foram aplicados sempre no sentido de fortalecer e fazer frutificar os vínculos dos fiéis para com a Igreja e, de modo especial, para o com o santo padroeiro São José.


Importantes melhorias na igreja matriz


No campo estrutural, o padre José Luiz encontrou na comunidade o apoio de que precisava para realizar obras fundamentais, como as amplas melhorias implementadas na igreja matriz e no salão paroquial. O principal espaço celebrativo da paróquia ganhou novo presbitério, novo sacrário e nova sacristia. O revestimento e o piso, tanto da igreja quanto do salão paroquial, também foram trocados.