Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Riachuelo, celebra 149 anos de criação

Atualizado: 6 de mai.



A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Riachuelo-SE, uma das mais antigas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Aracaju, está celebrando 149 anos de criação. Ela foi criada no dia 6 de maio de 1872, por dom Manuel Joaquim da Silveira, 17º Arcebispo da Bahia (1861-1874). O seu primeiro pároco, padre Jesuíno Teles Nogueira Cravo, tomou posse em 19 de janeiro de 1873.


A criação da paróquia também coincidiu com a transformação do povoado Pintos em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Em 31 de março de 1874, com apenas dois anos de vida, a freguesia foi transformada em Vila de Riachuelo.


Ao longo de sua existência, a paróquia Nossa Senhora da Conceição esteve sob os cuidados de 13 párocos. Atualmente, está sob os cuidados do frei José Francisco Santana.


A programação comemorativa dos 150 anos de criação será aberta oficialmente nesta quinta-feira (6), com uma celebração eucarística presidida pelo frei José Francisco.


As informações sobre a criação da paróquia foram extraídas do livro Província Eclesiástica de Aracaju - Evangelizando para a Vida, de autoria da Irmã Maria Eleonôra de Jesus Morais (Irmã Morais).


Foto: Pascom