Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Riachuelo, celebra 149 anos de criação

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Riachuelo-SE, uma das mais antigas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Aracaju, está celebrando 149 anos de criação. Ela foi criada no dia 1º de maio de 1872, por dom Manuel Joaquim da Silveira, 17º Arcebispo da Bahia (1861-1874). O seu primeiro pároco, padre Jesuíno Teles Nogueira Cravo, tomou posse em 19 de janeiro de 1873.

A criação da paróquia também coincidiu com a transformação do povoado Pintos em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Em 31 de março de 1874, com apenas dois anos de vida, a freguesia foi transformada em Vila de Riachuelo.

Ao longo de sua existência, a paróquia Nossa Senhora da Conceição esteve sob os cuidados de 13 párocos. Atualmente, está sob os cuidados do frei José Francisco Santana.

A programação comemorativa dos 150 anos de criação será aberta oficialmente nesta quinta-feira (6), com uma celebração eucarística presidida pelo frei José Francisco.

As informações sobre a criação da paróquia foram extraídas do livro Província Eclesiástica de Aracaju - Evangelizando para a Vida, de autoria da Irmã Maria Eleonôra de Jesus Morais (Irmã Morais).

Foto: Pascom