Paróquia São José, no João Alves, acolhe o padre Alex Sandro nesta quarta-feira



Após um exitoso pastoreio de quase seis anos na paróquia São José, em Pinhão-SE, o padre Alex Sandro das Chagas está assumindo os cuidados pastorais de uma comunidade também dedicada ao glorioso São José, no Conjunto Alves (Socorro-SE). Sua posse canônica, para o ofício de pároco, ocorre nesta quarta-feira (26), às 19h, em solene celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa.


Ele está sucedendo o padre José Luiz da Silva Filho, que se prepara para assumir novas atribuições como vigário da paróquia São José de Anchieta, no Conjunto Augusto Franco.


Itinerário sacerdotal


No mês de junho deste ano, o padre Alex celebra 10 anos de Ordenação Presbiteral. Sua primeira missão como ministro ordenado foi a administração da paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Alto da Jaqueira, em Aracaju. Na comunidade paroquial de Pinhão-SE estão impressas as marcas de um pastoreio com grande proveito para a vida espiritual dessa abençoada porção do povo de Deus.


Grande impulso na evangelização de Pinhão-SE


O governo pastoral do padre Alex Sandro deu grande impulso na evangelização com a criação e fortalecimento de diversas pastorais, grupos e movimentos eclesiais, a exemplo da Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Movimento das Mães que Oram pelos Filhos e Movimento Eucarístico Jovem (MEJ). A formação para catequistas de comunidades rurais e a realização de encontros para estudos bíblicos também produziram resultados extraordinários.


Várias iniciativas implementadas pelo padre Alex tiverem o propósito de fortalecer a devoção ao excelso padroeiro de Pinhão-SE, como a Romaria de São José, e a realização da cavalgada da evangelização de vaqueiros e adeptos da vaquejada. Uma outra ação pastoral do ex-pároco foi a criação da Caminhada da Saúde, entre a cidade e o povoado Espinheiro, em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, copadroeira do município.


O sentimento de gratidão da comunidade para como o padre Alex também é expressado pelas incontáveis ações na dimensão estrutural. As grandes transformações que ele realizou na igreja Matriz, especialmente na parte interna, proporcionaram mais beleza e muito mais conforto. Os benefícios desse pastoreio estão ainda disseminados em todas as comunidades rurais de Pinhão. Três novas capelas foram construídas nos povoados Beija-Flor de Cima, Beija-Flor de baixo e Espinheiro. Várias outras capelas foram reformadas.