• Carlos Barbosa 2255/SE

Pascom começa a escrever uma nova página na Arquidiocese de Aracaju



Com uma Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, no sábado (10), na Catedral, a Pastoral da Comunicação começou a escrever uma nova página em sua fecunda caminhada, na Arquidiocese de Aracaju. A cerimônia foi o momento escolhido para celebrar o Dia das Comunicações e para a apresentação oficial do padre Marcelo Conceição como novo coordenador da Pascom na Igreja Particular de Aracaju. Antes, essa missão era exercida pelo padre Paulo Tadeu Lima de Melo.


Na homilia, dom João destacou a extraordinária contribuição da Pastoral da Comunicação nas ações evangelizadoras da Igreja. Ele a definiu como "um indispensável instrumento para propagar, por todos os meios possíveis e para todas as pessoas, a mensagem de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida". A Pascom, segundo o arcebispo, atesta a sua importância, especialmente nesses desafiadores tempos de pandemia, ao lançar mão de todos os recursos de comunicação para que a Igreja se faça presente na vida do povo de Deus.


Graduado em Jornalismo, o padre Marcelo Conceição também exerce o seu ministério como pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Conjunto Orlando Dantas, em Aracaju), coordenador de comunicação da Arquidiocese (Ascom) e como diretor-executivo da Rede Cultura de Comunicação, que congrega a Rádio Cultura de Sergipe, WebTV, Jornal Cultura Mais, Livraria, além da assessoria de comunicação da Arquidiocese (Ascom).


Relação construtiva e grande proximidade


O padre Marcelo destacou o seu desejo de construir uma relação construtiva e de grande proximidade com todos os agentes da Pascom. “Quero caminhar com vocês. Em espírito de comunhão, temos muito a desenvolver nessa missão, atribuída por Cristo, para anunciar o seu amor de cima dos telhados”. O sacerdote ressaltou que a atuação da Pastoral da Comunicação, em nossa Arquidiocese, terá como guias as orientações indicadas pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Ele expressou seu agradecimento ao padre Paulo Lima, seu antecessor nessa missão, e a todos os sacerdotes pelo expressivo apoio e incentivo à Pastoral da Comunicação em nossas comunidades paroquiais.


Formação de cinco núcleos


Para favorecer a comunicação entre as paróquias, bem como formação de novos agentes em cada paróquia, foram criados os núcleos de Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade. A importância e as atribuições de cada um desses núcleos estão contidas em um documento já compartilhado com todos os agentes Pascom. Já estão agendados cinco encontros presenciais de formação, sendo o primeiro em 10 de agosto, para agentes do Vicariato São Mateus. Todos os vicariatos e foranias serão contemplados com encontros formativos.


Fotos: Jeanny Gally