top of page

Pastoral Familiar da Arquidiocese participa de Assembleia do NE3, na Bahia



A 26ª Assembleia da Pastoral Familiar, do Regional NE3 (Bahia e Sergipe), ocorreu em Feira de Santana-BA, mais precisamente no Recanto Maria de Nazaré, de 20 a 22 de outubro, e reuniu assessores eclesiásticos, coordenadores arquidiocesanos e diocesanos.


O tema o lema do evento fizeram alusão ao 3º Ano Vocacional: "Família, fonte de vocações" - "Corações ardentes, pés a caminho".



Representaram a Província Eclesiástica de Aracaju o padre Cristiano Santos (assessor eclesiástico na Arquidiocese), o casal Sildeno e Gileide, além dos coordenadores diocesanos de Estância (Arivaldo e Joseilde) e Propriá (Dilton e Joselita).


A Santa Missa de abertura foi presidida pelo arcebispo de Feira de Santana, dom Zanoni Demettino Castro, e concelebrada por Dom Carlos Alberto dos Santos (bispo de Itabuna e referencial da Pastoral no NE3), pelo padre Edson Bahia (assessor regional da Pastoral Familiar) e vários outros sacerdotes.

O evento também contou com a presença do padre Rodolfo Chagas, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Em sua pregação, ele assinalou que "precisamos de uma Pastoral Familiar humanizada, onde se possa anunciar Deus, a partir da ação evangelizadora da família. Temos que caminhar juntos. O sínodo é para nos ensinar a ser Igreja".


A Santa Missa de encerramento foi realizada no Mosteiro Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmãs Clarissas), sob a presidência de Dom Carlos Alberto. Na homilia, dirigindo-se aos participantes, o prelado disse que "sua casa é onde Jesus quer fazer o milagre do amor. A família, como Igreja doméstica, é um celeiro de vocações".



O padre Edson Bahia, assessor eclesiástico do Regional NE3, alertou aos participantes acerca do papel da Pastoral Familiar: "a Pastoral Familiar existe na Igreja para resgatar e promover a identidade da família. A nossa missão e a missão de Cristo são uma coisa só", ressaltou.


Ao final do evento, os coordenadores Arqui (diocesanos), juntamente com os seus respectivos assessores eclesiásticos, receberam um exemplar do estatuto regional NE (Bahia e Sergipe) da Pastoral Familiar, aprovado na última assembleia ocorrida no ano de 2022, em Aracaju, além do Plano de Ação Pastoral (2023-2025).

bottom of page