• Carlos Barbosa 2255/SE

Plano Pastoral indica prioridades da ação evangelizadora da Arquidiocese



Todas as prioridades da ação evangelizadora da Arquidiocese de Aracaju, no triênio 2021-2023, estão contidas no novo Plano Pastoral apresentado oficialmente nesta terça-feira (16), em evento presidido pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa. Inspirado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o documento será agora detalhado em encontros nos quatro vicariatos da Arquidiocese.


O arcebispo enfatizou que o passo seguinte é conhecer, aprofundar e trabalhar na implementação do Plano em todas as nossas comunidades paroquiais, “assumindo, com a coragem da fé e ousadia missionária, os diferentes projetos e suas respectivas propostas de ações”. Ao destacar a necessidade de se acolher o forte apelo contido no Plano Pastoral, dom João afirmou que “o documento deve ser o norteador das ações evangelizadoras que temos o dever de levar adiante, para a salvação das almas.”


Uma resposta do povo de Deus


A apresentação das linhas gerais do Plano Pastoral ficou sob a responsabilidade do padre

Carlos Henrique Santos, coordenador arquidiocesano de pastoral e reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. “Construído em regime de mutirão, a partir de julho de 2019, esse documento é fruto do trabalho e dedicação do clero, das comunidades, das pastorais, movimentos, novas comunidades e de vários outros organismos da Igreja”, ressaltou o padre Henrique.


Para o coordenador arquidiocesano de pastoral, “o Plano Pastoral 2021-2023 é uma pronta resposta do Povo de Deus da Arquidiocese de Aracaju, nos vicariatos, foranias, paróquias e diversas expressões eclesiais, aos apelos do Bom Pastor para que, diante dos desafios advindos da pandemia da COVID-19, sejamos uma Igreja em constante saída”.


Os Quatro Pilares


No lançamento do Plano Pastoral, as equipes responsáveis pelas urgências pastorais da

Arquidiocese apresentaram projetos de evangelização inspirados nos quatro Pilares que lastreiam a ação da Igreja no Brasil: PALAVRA – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica; PÃO – Liturgia e espiritualidade; CARIDADE – Serviço à vida plena; e AÇÃO MISSIONÁRIA – Estado permanente de missão.


Participação limitada


Por conta das limitações impostas pela pandemia, o lançamento do Plano Pastoral contou com a participação de um pequeno número de sacerdotes e representantes de pastorais, movimentos, novas comunidades e de outros organismos eclesiais. Todas as medidas sanitárias foram rigorosamente observadas pela organização do evento, sediado na quadra de esportes do Instituto Dom Fernando Gomes.




Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000