Posse do padre José Dácio na paróquia São Pio X será nesta quarta-feira, 9



O arcebispo metropolitano, dom João José Costa, agendou para esta quarta-feira (9), às 19h, a posse canônica do padre José Dácio dos Santos, como novo pároco da paróquia São Pio X, no bairro Dezoito do Forte, em Aracaju. Nos últimos sete anos e dez meses essa comunidade esteve sob os cuidados do padre Valdson Santos Azevedo, que está assumindo o governo pastoral da paróquia Sagrada Família, no conjunto Fernando Collor (Socorro-SE).


Quarta paróquia em 18 anos de sacerdócio


Essa é a quarta paróquia assumida pelo padre Dácio em 18 anos como ministro ordenado. Sua

fecunda vocação presbiteral já foi colocada a serviço da paróquia Nossa Senhora das Dores (Dores-SE), da catedral metropolitana e da paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Itabaiana-SE), onde exerceu o ofício de pároco durante sete anos e cinco meses.


Pastoreio focado no crescimento espiritual da comunidade


Em Itabaiana, são abundantes os frutos de um pastoreio focado especialmente no crescimento espiritual do povo de Deus. Com o envolvimento e o entusiasmo dos grupos, pastorais e movimentos foram proporcionados edificantes retiros espirituais, formações, cursos catequéticos e atividades missionárias. As ações evangelizadoras da paróquia também foram favorecidas com a implantação do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos, da Pastoral da Comunicação e do grupo das Santas Chagas.


O livro que o padre Dácio exibe na foto ilustrativa dessa matéria foi publicado por paroquianos da Nossa Senhora do Bom Parto. Ele reúne dezenas de homilias proferidas pelo ex-pároco enquanto esteve à frente dessa comunidade.


Fortalecimento da presença da Igreja


Na dimensão estrutural, várias iniciativas do padre José Dácio contribuíram significativamente

com o fortalecimento da presença da Igreja no território da paróquia onde ele exerceu seu ministério. Alguns exemplos concretos foram a construção do Centro de Evangelização Santa Maria Mãe Deus e a reforma da igreja matriz, da capela São Luiz e da casa paroquial.


Novo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral


Além dos cuidados pastorais da paróquia São Pio X, o padre Dácio vai exercer a função de

Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, que tem como principal atribuição atuar junto ao arcebispo no atendimento às necessidades pastorais da Arquidiocese, na programação, acompanhamento e avaliação das atividades pastorais da Igreja Particular de Aracaju.