Projeto transforma Igrejas em serviço essencial

Foi aprovado nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Sergipe, um projeto de lei que classifica as Igrejas como ´serviço essencial´ durante o período da pandemia da Covid-19. A iniciativa foi dos deputados Gilmar Carvalho e Samuel Carvalho. Este, falou sobre a iniciativa durante o Programa “Linha Direta” (Rádio Cultura de Sergipe), nesta sexta-feira (24).

Para o parlamentar, a inciativa visa ajudar a toda a população que tem algum segmento religioso. “O projeto foi aprovado por unanimidade. A norma vem consagrar o que está na Constituição. Além disso, não está permitido o fechamento, mas a regulamentação, com o uso dos protocolos de saúde”, descreveu o deputado, ressaltando que, nesses momentos, muitas pessoas estão passando por alguns problemas.

“Já recebemos casos de pessoas que caíram em depressão, apresentaram problemas de saúde. Muitos alegam que estão só e não têm mais contato com as pessoas. E nas Igrejas podemos encontrar possibilidade de encontrar uma ajuda”, explicou Samuel Carvalho. Ele também disse que a norma não visa aglomerações. “Foi o que deixamos claro. Não queremos lotar os tempos, mas que as pessoas possam ter acesso, com distanciamento, álcool gel, entre outros itens de segurança”, destacou.

O deputado disse que a medida segue para o governador Belivaldo Chagas, que pode ou não sancionar. “Esperamos que isso ocorra. Verificamos cada item e o projeto é favorável para aprovação. O chefe do Pode Executivo estadual tem até 15 dias para sancionar ou vetar o projeto. Em caso de veto, retorna para Alese. Lembramos que a medida é para templos de todas as religiões”, descreveu.

Também durante o “Linha Direta”, o Superintendente de Comunicação do Governo do Estado, Givaldo Ricardo, foi questionado sobre o projeto de lei. Ele lembrou que semana que vem vai ocorrer uma reunião do comitê científico da retomada da economia e que este ponto seria analisado. “Vamos verificar essa questão com muito carinho para ver a possibilidade da abertura de templos com a devida segurança”, afirmou.

Por Rozendo Aragão