• Carlos Barbosa 2255/SE

Quarta-feira de Cinzas marca abertura da CF 2020



O início da grande caminhada quaresmal, nesta Quarta-feira de Cinzas (26), atraiu grande número de fiéis, especialmente na catedral metropolitana de Aracaju. A solene celebração eucarística, às 16h30, foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa. “Na preparação para a Páscoa, a Igreja nos convida a viver intensamente esse tempo favorável, tempo para redescobrir o rosto misericordioso do Pai, tempo de transformação e de renovação interior”, disse o prelado.


Para o arcebispo, a Quaresma é uma excelente oportunidade para despertar uma consciência ainda maior da vivência da nossa fé, no gesto concreto da esmola, oração e jejum. A missa de Cinzas também marcou a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020. A Igreja nos propõe para o tempo quaresmal uma profunda reflexão sobre o tema “Fraternidade e Vida, dom e compromisso”, e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc. 10, 33-34).


A Campanha da Fraternidade, frisou dom João, tem o propósito de conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum. O arcebispo ressaltou que um dos objetivos específicos da CF 2020 é “despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança”.


Dom João Costa elogiou a CNBB pela iniciativa ilustrar todas as peças de comunicação da Campanha da Fraternidade com a figura de Santa Dulce dos Pobres. A primeira santa brasileira é apresentada como ícone da compaixão e do cuidado. “No anjo bom do Brasil, contemplamos o que o amor é capaz de fazer”, disse o arcebispo.


A Santa Missa foi concelebrada pelos padres Antônio de Carvalho Peixoto (pároco da catedral metropolitana), Geovani Bomfim Oliveira (vigário), Givanildo Xavier (Canção Nova) e Adriano Andrade dos Santos (pároco da paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat e assistente eclesiástico da equipe de Campanhas da Arquidiocese de Aracaju).


Para uma melhor compreensão acerca dos objetivos da Campanha da Fraternidade 2020, a Equipe de Campanhas proporcionou um pequena encenação teatral, destacando a compaixão e o cuidado que Santa Dulce dos Pobres dispensou aos mais necessitados.



Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000