Regional NE 3 emite nota sobre o enfrentamento ao COVID-19



Os bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB, por meio da sua presidência, emitiram uma nota em solidariedade e proximidade a todo povo brasileiro que enfrenta a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). No texto, os bispos pedem aos fiéis que sigam as orientações das autoridades de saúde e sanitárias, bem como as recomendações pastorais de cada em sua diocese. Além disso, há um convite para que todos os cristãos e cristãs renovem a esperança em Deus para superar com coragem esta doença que atingem a tantas pessoas.


Leia a nota completa:


Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Ro 8, 31).


01- Unidos aos nossos irmãos bispos, encorajamos nossos fies a viverem com a força da fé e a certeza da esperança pascal este momento de provação que estamos vivendo nesse tempo quaresmal.


02- Diante do complexo quadro que estamos vivendo com a expansão do coronavírus (COVID-19), considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS); em consonância com as orientações emitidas pelo Ministério da Saúde, pelas Secretarias Estaduais de Saúde e demais autoridades e órgãos de controle sanitário; em sintonia com as orientações da CNBB e em comunhão com as Dioceses deste Regional,no esforço comum de adotar medidas contra a expansão do coronavírus, manifestamos nossa solidariedade e proximidade ao nosso povo e pedimos que, enquanto durar o estado de alerta, as Comissões Pastorais, Movimentos, Organismos de Comunhão e Serviços presentes em nosso Regional revejam os cronogramas de encontros suspendendo todas as atividades que possam aglomerar pessoas.


03- Que os fiéis acolham as orientações e medidas adotadas por seus bispos em suas respectivas dioceses.


04- Que cada um siga fielmente as orientações de higienização, cuidados ao tossir e o distanciamento social.


05- Neste tempo de incertezas, como enfatiza a Presidência da CNBB, cabe a cada um de nós manifestar a solidariedade e o compromisso com a vida. “Não temamos manifestar a solidariedade e esperança. Superemos a indiferença” e “evitemos que o medo nos torne mais vulneráveis” (Nota da CNBB “Tempos de Esperança e Solidariedade”, emitida no dia 14 de março).


06- Recuperemos o sentido da família como Igreja Doméstica, para que cada lar cristão seja um espaço para as orações conjuntas, para a recitação da Liturgia das Horas, para a reza do Terço, novenas e círculos bíblicos e demais iniciativas de espiritualidade que podem ser feitas no próprio lar.


07- Que as equipes da Pastoral da Comunicação sejam incentivadas, em suas respectivas comunidades a utilizarem os recursos tecnológicos disponíveis para transmissões e propagação da fé, dos cultos e celebrações, bem como contribuam com a difusão de informações verídicas e de qualidade capazes de combater as fakenews que causam pânico, geram dúvidas e atrapalham a circulação de informações autênticas e úteis para a população.


08- Que cada um de nós procure fazer a sua parte e continuemos rezando pelo mundo inteiro, especialmente pelas vítimas e pelos profissionais de saúde que estão buscando uma solução para essa pandemia.


09- Que o Bom Deus nos acompanhe nessa hora. Que Nossa Senhora da Conceição nos livre dessa pandemia!


Salvador (BA), 18 de março de 2020.


Presidência do Regional Nordeste 3


Dom João Santos Cardoso

Presidente


Dom Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM

Vice-Presidente


Dom Vitor Menezes

Secretário

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000