Santa Missa de abertura do Ano de São José, na Arquidiocese de Aracaju

Uma solene celebração eucarística, realizada na manhã desta sexta-feira (12), na paróquia de São José (Praça Tobias Barreto), marcou a abertura oficial do Ano de São José na Arquidiocese de Aracaju. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, e concelebrada por expressivo número de sacerdotes. A iniciativa de convocar o Ano de São José partiu do papa Francisco com o propósito de celebrar os 150 anos de proclamação do Pai Adotivo de Jesus como Patrono Universal da Igreja.
O Ano Josefino começou oficialmente no dia 8 de dezembro de 2020, Solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá na mesma solenidade, em 2021.
Na homilia, Dom João enfatizou que o Ano de São José é um grande presente para toda a Igreja, que nasceu no coração do papa Francisco para chegar ao coração de todos os católicos. “Temos uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a grande importância do Guardião da Igreja no plano salvífico de Deus. São José aceitou de Deus o que Maria já tinha aceitado na Anunciação.”, disse o arcebispo.
Durante a Santa Missa foi lido o Decreto do metropolita que concede Indulgências especiais. Elas serão concedidas cada vez que, individualmente ou em grupo, os fiéis visitarem uma das seis paróquias dedicadas a São José em nossa Arquidiocese, rezando nas intenções do Santo Padre, o Papa, um Pai-nosso e o Credo, e participar do Sacramento da Reconciliação e da Eucaristia. A indulgência pode ser recebida várias vezes, mas nunca duas vezes no mesmo dia.
Sugestões Pastorais
Por meio da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, a Arquidiocese também apresentou,
durante a celebração, 10 sugestões pastorais para a vivência do Ano de São José em todas as nossas comunidades paroquiais:
-Estudar a Carta Apostólica do Papa Francisco “Patris Corde”;
-Colocar em destaque nas igrejas paroquiais a imagem de São José;
-Fazer a Novena de São José, esposo de Maria, de 10 a 19/03 e de 22/04 a 01/05 de São José operário;
-Visitar uma das paróquias da Arquidiocese de Aracaju dedicada a São José;
-Durante a Semana Nacional da Família que é realizada no mês de agosto, evidenciar a figura de São José; como esposo e pai;
-Rezar o terço, a ladainha e outras orações devocionais de São José;
-Seguir orientações do Decreto da Penitenciária Apostólica para receber as indulgências;
-Fazer a peregrinação da imagem de São José pelas paróquias do vicariato (Arquidiocese) no segundo semestre;
-Missa Votiva de São José às quartas-feiras / ou todo dia 19;
-Missa de abertura do Ano de São José na Paróquia São José antes do Carnaval com representação (vigários episcopais, forâneos, representantes leigos etc).
Fotos: Rafael Santos