Santa Missa em ação de graças pelo aniversário de Aracaju, nesta sexta, 17

Uma Santa Missa, celebrada na Igreja de Santo Antônio (alto da colina), foi o primeiro evento da programação comemorativa dos 168 anos de fundação da cidade de Aracaju, na manhã desta sexta-feira, 17 de março. Presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, a cerimônia teve como concelebrantes o arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa e o padre Marcelo Conceição.
A Missa em ação de graças é uma tradição vivenciada desde 1955, ano em que a capital sergipana celebrou o seu centenário de instalação, mais precisamente na gestão de Roosevelt Dantas Cardoso de Menezes, 30º prefeito de Aracaju (1955-1959).
A colina de Santo Antônio foi o local onde se iniciou a formação do antigo Povoado de Santo Antônio de Aracaju. Dom João recordou que a Igreja Católica participa da vida da cidade desde que ela nasceu. “A Igreja crê que Deus está na cidade e por isso se esforça para evangelizar a todos, levando a boa nova do Reino de Deus, que é justiça e paz”, assinalou.
Para o arcebispo metropolitano, a celebração de uma missa na ocasião do aniversário da cidade e um gesto extremamente significativo, pois manifesta publicamente o reconhecimento que tudo vem de Deus e que a Ele tudo devemos.
Na parte conclusiva da Santa Missa, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a sua convicção de que “Aracaju é uma cidade cuja criação, em 1855, foi pensada por Deus”. Segundo ele, a força humana, movida pela fé do povo e sustentada no auxílio divino, materializou o sonho de Inácio Barbosa, fundador da cidade. Edvaldo lembrou que a religiosidade dos aracajuanos é representada pelo símbolo da cruz de Cristo no Brasão de Aracaju.
A Santa Missa também foi enriquecida com a presença do governador Fábio Mitidieri; o vice-governador Zezinho Sobral, e expressivo número de autoridades de todas as esferas.