top of page

Santa Missa pelo aniversário de fundação do Seminário Arquidiocesano


A celebração dos 110 anos do Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus, na manhã desta quinta-feira, 3, na paróquia Nossa Senhora do Carmo (Itabaiana-SE), também foi a ocasião escolhida pela Arquidiocese de Aracaju para pontuar dois outros importantes acontecimentos: a comemoração do Dia do Padre e a utilização, pela primeira vez, da nova tradução brasileira do Missal Romano, na Igreja particular de Aracaju.


A comemoração do Dia do Padre ocorre tradicionalmente em 4 de agosto, memória litúrgica de São João Maria Vianney, mas foi antecipada especialmente para coincidir com a celebração do aniversário do Propedêutico.



A Missa teve como presidente o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aracaju, dom Vítor Agnaldo de Menezes, e concelebrada pelo arcebispo emérito, dom João José Costa, e expressivo número de sacerdotes. A Oração Eucarística foi extraída da nova versão do Missal Romano, que será de uso obrigatório pela Igreja no Brasil, a partir do primeiro domingo do Advento.



Na homilia, dom Vítor disse que “hoje é dia de elevar a Deus toda gratidão e louvor pelo ministério dos sacerdotes que receberam parte de sua formação no Seminário Arquidiocesano”. Ele também fez uma referência a “todos os formadores que, de modo generoso e com sacrifícios, serviram como instrumento do Senhor na preparação dos pastores do povo de Deus, para a seara sergipana e para todo o Brasil”.


Dom Vítor também fez uma referência aos bispos e arcebispos que passaram pela Arquidiocese, pelo propedêutico, “cada um, a seu modo, contribuindo na animação vocacional e na formação do clero de Sergipe, hoje tão numeroso e tão dedicado”.


Ano Vocacional


O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aracaju assinalou ainda que a celebração dos 110 anos de Seminário Arquidiocesano ocorre, providencialmente, em meio à vivência do 3º Ano Vocacional, que propõe como tema e lema a passagem do Novo Testamento que relata o encontro de Jesus com os Discípulos de Emaús: “Vocação, graça e missão” - “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24. 33-34).


O Ano Vocacional, enfatizou dom Vitor, tem como objetivo principal criar em todas as comunidades , e em todo o povo cristão, uma cultura vocacional, a partir da animação de todas as vocações.


A extraordinária contribuição do Seminário


Ao final da Santa Missa, o reitor do Seminário Arquidiocesano, padre Christiano Silvestre, apresentou aspectos históricos e a extraordinária contribuição do Propedêutico para a formação do nosso clero.


“O Seminário Arquidiocesano “Sagrado Coração de Jesus” tem uma História singular na Arquidiocese de Aracaju e no Estado de Sergipe. Dentro dessa História estão as histórias daqueles que aqui passaram, cada um envolto por sua respectiva trajetória: os fatos ocorridos no período que estivemos nessa Casa de Formação e que marcaram a nossa história pessoal”.


O padre Christiano informou que dos 122 padres seculares da Arquidiocese de Aracaju, 113 passaram pelo Propedêutico. “Expressivamente, um número com o qual rendemos graças a Deus pelos frutos que o Seminário continua a oferecer a esta Igreja Particular. Deus seja louvado por essa História e por nossas histórias no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus”, concluiu o magnífico reitor.



A celebração eucarística contou com a participação de seminaristas, religiosos, religiosas, representantes de pastorais e movimentos, além de autoridades municipais e estaduais.


Fotos: Rozendo Aragão e Pascom da paróquia Nossa Senhora do Carmo

bottom of page