Santa Teresinha e a mensagem da Pequena Via

Um dos termos que sintetiza a nossa caminhada como pessoas humanas, reside no verbo conduzir. Todos nós fomos conduzidos por nossos pais, que nos transmitiram tantos valores e sentimentos com os quais lidamos no cotidiano das atividades que desempenhamos. A condução realizada por nossos pais nos transmitiu ainda o dom da fé, de acreditar na presença de Deus, Pai de uma multidão imensa de filhos e filhas chamados à vida.
Muitas vezes vimos os nossos pais rezando no aconchego do lar, casa de oração. Lembramos de todas as vezes que participávamos da Santa Missa com os nossos pais, aos domingos e dias santos com muita fé e gratidão. Eis os valores humanos e espirituais que formaram a nossa personalidade desde a infância. Devemos lutar para mantê-los presentes em nossa vida. E não abrir mão do nosso tesouro espiritual diante de modismos ilusórios.
O início do Livro do Gênesis aponta para a fragilidade humana que abriu mão dos projetos de Deus para seguir somente os seus próprios planos. Desta forma, a Escritura mostra que quando não seguimos a Pequena Via construída por Deus, nos perdemos nos largos caminhos do orgulho, dos egoísmos e do pecado, que destrói as flores do jardim do nosso coração.
Não nos escondamos de Deus, Pai misericordioso. Permitamos que Ele nos encontre, recolocando-nos na Pequena Via trilhada pelo Filho Jesus Cristo, que assumiu a nossa humanidade, para ensinar que ser humano é ser amor, ser humano de verdade é ser perdão, ser bondade e fraternidade.
Os pais e o lar de Santa Teresinha foram fundamentais na sua caminhada. Rezemos pelos pais para que cuidem do lar construído diante de Deus. Tenhamos cuidado com os programas televisivos que entram em nossos lares, com as crianças que transcorrem horas e horas nos seus celulares.
Os meios digitais são uma realidade do tempo presente e nós temos que aprender a usá-los como cristãos, perguntando-nos: Como Cristo usaria o WhatsApp? Cristo enviaria que tipo de mensagem? Uma mensagem de união ou de divisão? Uma mensagem para ferir ou para amar e curar? Na oração pessoal e especialmente na Santa Eucaristia, Jesus responderá as perguntas de cada coração que o busca com sede de paz e de compaixão.
Na Eucaristia, Santa Teresinha está enviando uma mensagem para o seu coração: Mandarei uma chuva de rosas sobre você e sobre as famílias.
Pe. João Claudio, pároco da Paróquia Santa Teresinha (Bairro Robalo, Aracaju).