Temas de grande relevância são tratados em Assembleia Arquidiocesana

As atenções do clero da Igreja Particular de Aracaju estiveram voltadas, nesta sexta-feira, 25, para a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, evento convocado pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa. Na pauta, entre outros assuntos, uma profunda avaliação sobre a caminhada pastoral da Arquidiocese e a vivência do 3º Ano Vocacional. A assembleia ocorreu das 8h às 16h30, no auditório do Arcus Hotel (Coroa do Meio), e contou também com a participação de dezenas de leigos, representando pastorais e outros organismos eclesiais.
"É indispensável a realização de assembleias ou reuniões de estudos, em que haja diálogo e troca de opiniões", enfatizou Dom João, na abertura do evento. O arcebispo disse que a Arquidiocese está pronta para dar passos significativos a fim de cumprir com mais eficácia a sua missão evangelizadora. "Vamos avançar para águas mais profundas", assinalou.
3º Ano Vocacional
No período da manhã, o assunto predominante foi o 3º Ano Vocacional, que será aberto oficialmente neste sábado, 26, às 17h, durante a Missa do Dia Arquidiocesano da Unidade (DAU 2022), no Parque da Sementeira. Uma palestra com a Irmã Ivete Holthmam, religiosa da Congregação de Nossa Senhora de Sion, permitiu um aprofundamento do Texto Base do Ano Vocacional, que tem como tema “Vocação: Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.
Com essa iniciativa, enfatizou Irmã Ivete, a Igreja busca promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. Foram apresentadas várias sugestões para a vivência do Ano Vocacional em todas as comunidades paroquiais.
Importantes contribuições
Logo após a palestra, os participantes da assembleia foram divididos em grupos, por vicariato, para responderem questões relacionadas aos impactos causados pela pandemia no serviço pastoral de evangelização; aos desafios enfrentados para o retorno das atividades pastorais nas comunidades, e as experiências bem sucedidas que favoreceram a retomada das ações evangelizadoras nas comunidades.
A assembleia também permitiu uma avaliação da aplicação do Diretório Sacramental da Arquidiocese nas paróquias, foranias e vicariatos.
No período da tarde, o encontro foi pontuado com intervenções da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e de representantes de Pastorais. Houve ainda oportunas reflexões sobre o Ministério da Palavra, com a Irmã Ivete, e sobre o Ministério do Catequista, com Wolney José, vice-coordenador da Dimensão Bíblico-Catequética. O evento foi concluído com uma celebração de envio.