• Pe. João Claudio

Viver em comunhão com a Palavra Sagrada



Neste mês de setembro, a Igreja pede, com ênfase renovada, que todos nos empenhemos na centralidade da Palavra de Deus, ou seja, os pontos de partida, roteiros e finalidades do coração cristão deve ser esta Palavra que se fez carne no seio virginal de Maria Santíssima. Quando a Palavra de Deus é o centro de toda a nossa vida, trilhamos um longo caminho de uma contínua reconstrução interior, também conhecida como conversão diária.


Na carta de Paulo aos coríntios, vemos uma das ações da Palavra em nós, a libertação das idolatrias. Mas, o que é idolatria? A idolatria consiste em negar esta centralidade da Palavra de Deus, curvando-se diante de outras propostas mundanas. A idolatria cultiva perspectivas contrárias a Palavra de Deus. Quando se cultiva um vício, ou um determinado pecado, vê-se que o coração está estabelecendo uma aliança com aquela determinada ação, ao ponto que já são inseparáveis e assim formam uma só realidade.


Paulo usa a expressão entrar em comunhão, ou seja, o coração se torna tão absorvido por uma determinada ação ou por uma omissão que já não há como separá-los. Entrar em comunhão com o pecado significa cultivá-lo, é colocá-lo naquele lugar do coração que pertence somente a Deus.


Não podemos beber o cálice da Palavra de Deus e o cálice dos demônios, o cálice do pecado, das intrigas e divisões que afetam o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja. Paulo recorda que “embora sendo muitos, formamos um só corpo”, pois a Palavra Sagrada é vínculo de comunhão com Deus e com os irmãos. Ao dizer sim à Palavra de Deus, Maria Santíssima, viveu plenamente este mistério de comunhão, gerando Jesus em seu coração. Dizendo sim à Palavra Sagrada, com o desejo de vivenciá-la, trilharemos os caminhos da comunhão, da solidariedade, da partilha e da fraternidade.


Com Maria, a Santa Mãe Aparecida, mulher da Palavra e da Comunhão, rezemos: “Estou em comunhão com a Palavra Sagrada” (1 Cor 10,14-22).


Pe. João Cláudio é pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Bairro Farolândia, Aracaju)

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000