SAME
70 Anos

O SAME foi constituído sob a inspiração, orientação e cuidados da Arquidiocese de Aracaju, entidade da Igreja Católica, com base nos ensinamentos cristãos, e sob esses ensinamentos e carisma são norteadas todas as suas finalidades e atividades. Fundado em 12 de agosto de 1949 por Dom Fernando Gomes dos Santos, então Bispo da Diocese de Aracaju. Seu objetivo primeiro foi amparar os mendigos que viviam nas praças e ruas da nossa cidade, daí o seu nome: Serviço de Assistência à Mendicância – SAME.De 1949 a 1957, o SAME, funcionando à rua Geru, em galpões cedidos pelo 28º Batalhão de Caçadores, onde, posteriormente , foi construído o Ed. Estado de Sergipe e funciona a Matriz do Banco do Estado de Sergipe S.A.-BANESE, foi exclusivamente dedicado ao assistencialismo imediato e, diante de angústias urgentes, a promoção de soluções imediatas.

 

De setembro de 1957 a dezembro de 1959, funcionando à Rua Simão Dias, nº 794, o SAME deu início a novos trabalhos de natureza promocional, educacional e de geração de rendas, como Cursos de Corte e Costura, Artesanato e fundação da Escolinha São Tarcisio, com Creche e turmas da 1ª a 4ª Séries para os filhos dos assistidos.

 

No dia 25/07/1958, realizou-se a cerimônia de batimento da pedra fundamental da sede do SAME, no local denominado “aterro dos alagados” do bairro Industrial, quando estiveram presentes o Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Vicente Távora, o Exmo. Sr. Governador do Estado, Dr. Leandro Maynard Maciel, o Exmo. Sr. Prefeito da Capital, Dr. Roosevelt Cardoso de Menezes, a Diretoria, auxiliares e assistidos do SAME, autoridades civis, militares e eclesiásticas e o povo em geral, foi batida a pedra fundamental da sede do Serviço de Assistência à Mendicância ( SAME ).

 

Em dezembro de 1959, o SAME passou a funcionar em sua sede própria, situada na Praça Tomaz Cruz, nº 794, bairro Industrial. Visando o melhor atendimento aos seus assistidos, foram instalados na atual sede os gabinetes médico e odontológico, cozinha e refeitórios para Idosos e Crianças, oficinas de trabalho para confecção de lençóis, fronhas, flores artificiais, carpintaria e colchoaria.Através da Cáritas Arquidiocesana, em 1972, o SAME firmou um convênio com a OXFAM (Inglaterra-Oxford), o que possibilitou, com a vinda a Sergipe do seu Diretor no Brasil, o financiamento total de um aviário visando a criação de 400 aves e o estabelecimento de uma horta, visando a promoção de seus assistidos.Com o objetivo de orientar, qualificar profissionalmente e inserir jovens em situação de pobreza no mercado de trabalho, o SAME, utilizando sua estrutura física e os recursos humanos disponíveis, criou o Programa do Menor Trabalhador que, posteriormente, ajustando-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente e à Lei nº 10.097 / 2000, substitui-o pelo Programa SAME ADOLESCDENTE APRENDIZ. Nesse ínterim, para melhor expressar suas diversas atividades em prol das pessoas em situação de pobreza e risco social, desenvolvendo programas de assistência social, educação e promoção humana, voltados ao atendimento a Idosos, Crianças e Adolescentes, a instituição alterou o seu nome para SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA E MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO – SAME.Com o advento do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 2003, o SAME, buscou adequar-se às novas exigências, alterando o seu ESTATUTO SOCIAL e definindo-se como Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas. 

Encerrando as atividades da Escolinha São Tarcísio e do Programa SAME ADOLESCENTE APRENDIZ, iniciou um projeto de reformas e adequações previstas no RDC Nº 283/05 da ANVISA e a NBR 9050/ABNT para as ILPPI.

 

Em 12 de fevereiro de 2009, reunidos em Assembléia Geral, os associados colaboradores alteraram o Estatuto Social do SAME, adequando-o ao Novo Código Civil Brasileiro – Lei nº 10.406 de 10/01/2002. Nessa mesma data alterou-se o nome da Instituição para SAME – LAR DE IDOSOS NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, cujo endereço passou a ser: Rua Thales Ferraz, 261 – Bairro Industrial – CEP.: 49065-800 – Aracaju(SE).Atualmente, o SAME mantém 60 (sessenta) pessoas idosas pobres e carentes em regime asilar e um Clube da 3ª Idade, atendendo idosas da comunidade em atividades culturais, artesanais e recreativas.

Entre em contato e saiba como ajudar o SAME: 

Fone: 79 3215-5120 / E-mail: samelardeidosos@gmail.com

Rua Thales Ferraz, nº 261 - Bairro Industrial - Aracaju-SE

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000