Paróquias

No dia oito de dezembro de 2006, no governo pastoral de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Emérito, foram instituídos oficialmente os Vicariatos da Arquidiocese de Aracaju, mediante Decreto firmado pelo mesmo, pelo chanceler da Cúria e promulgado solenemente.

“Vicariato” significa uma determinada área geográfica ou uma outra realidade da Arquidiocese que terá um vigário episcopal próprio, um sacerdote que fará as vezes do Bispo diocesano nas questões designadas pelo próprio Bispo, respaldado pelo Código de Direito Canônico. Em nossa Arquidiocese, para o momento, são quatro vicariatos e, consequentemente, quatro vigários episcopais:

Para fortalecer e dinamizar a ação evangelizadora da Igreja, o Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, criou 18 foranias. Cada uma delas é confiada a um vigário forâneo. Essa união de diversas paróquias mais próximas territorialmente favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.