Seminário menor
Sagrado Coração de Jesus - Itabaiana/se

O Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus foi fundado no dia 04 de abril de 1913 por Dom José Thomas Gomes da Silva com o intuito de formar jovens para o sacerdócio.

A primeira sede desta instituição funcionou na própria residência de Dom José, na Praça Camerino, n. 181, sendo transferido posteriormente para o prédio situado na quadra de terra entre as ruas São Vicente, Espírito Santo, Itabaiana e Pacatuba, atualmente sede do Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus. No ano de 1980, o seminário mudou suas instalações para a antiga chácara Paulo VI no bairro Industrial. Em 2017 teve sua transferência para Cidade de Itabaiana/SE aos cuidados do Reitor Pe. Edivaldo Santana.

Considerado um marco no ensino superior em Sergipe, este estabelecimento foi responsável pela formação acadêmica, cultural e religiosa de inúmeros jovens, alguns de notoriedade nacional, a exemplo de Dom Miranda Vilas-Boas e Dom Avelar Brandão Vilela.

Ao longo destes mais de cem anos de existência, dezenas de reitores dirigiram esta casa, dentre eles destacamos o trabalho de seu fundador Dom José Thomas e do Monsenhor José Carvalho de Souza, que durante vinte e dois anos dirigiu esta instituição.

Atualmente nosso Arcebispo Dom João José, contando com a colaboração do seu clero e do povo de Deus, mantêm o Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus funcionando com uma turma de Propedêutico, fase introdutória à disciplina do seminário e de revisão dos estudos do nível médio.

Mensalmente acorrem ali cerca de quarenta rapazes para os encontros vocacionais. Momento de oração, meditação e reflexão a cerca do chamado de Deus na vida do ser humano a uma vocação específica. Estes acontecem em dias agendados no calendário anual do seminário.

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000