Brasão_Arquidiocese__de_Aracaju_2019.png

Arquidiocese 

de

aracaju

sinodo 1.png

CONHEÇA O SÍNODO

SÍNODO 2021-2023

Toda a Igreja está convocada pelo papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”

IGREJA SINODAL

A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”. Não se trata de tarefa fácil, exige muita preparação e profunda conversão de todos ao projeto de Deus.

SINODALIDADE

Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão. Não se trata mais de estar uns sobre outros, mas de nos colocarmos entre iguais para juntos fazermos a experiência de fé, frente aos desafios internos e externos que se apresentam em nosso dia a dia.

 

CRONOGRAMA DA FASE ARQUIDICIOESANA

16 DE MARÇO
01 DE MAIO
Lançamento
do Questionário
Data limite para responder 
o Questionário
19 DE MAIO
Data limite para às foranias enviar a
síntese do questionário das paróquias
06 DE JUNHO
Análise e conclusão
da fase Arquidiocesana
bollino-sinodo-vescovi (1).png
Dúvidas?